Logo Balanças Dalle Molle

Quem somos

       A Balanças Dalle Molle é uma empresa tradicional no ramo de equipamentos de precisão. Atua na produção e comercialização de balanças industriais, comerciais, de laboratório, rodoviárias, agrícola, pecuária e especiais, bem como prestação de serviços de manutenção, reparo, reforma, calibração e locação balanças para laboratórios, indústrias, comércio e área da saúde. Os serviços de manutenção são realizados sob autorização do INMETRO e envolvem calibrações, reformas, consertos, ajustes, instalações de equipamentos com capacidade de 20 g a 120.000 kg e emissão de relatórios de calibração. A mão de obra é executada por técnicos altamente capacitados, a fim de garantir qualidade e eficiência em todos os trabalhos. Nos seus mais de 100 anos de atuação  no mercado regional e nacional, a Balanças Dalle Molle se tornou uma empresa reconhecida pela confiabilidade, ética e compromisso que tem com seus clientes, colaboradores e fornecedores.

 

Nossa História

      No ano de 1883, Giacomo e Antonia Dalle Molle chegaram no Brasil vindos da região de Schio na Itália, estabelecendo residência na localidade de Eduardina, que depois passou a denominar Conceição da Linha Feijó, na colônia de Campo dos Bugres. Assim, em 06 de janeiro de 1884 nasce em solo brasileiro Ângelo Fortunatto Dalle Molle. 

   Como a maioria dos imigrantes, a família Dalle Molle se dedicava à agricultura e à produção de vinho. Ângelo ajudava os pais e irmãos nas lidas diárias nas lavouras e parreirais, mas havia uma vocação para o empreendedorismo que se impôs e ele decidiu, aos 20 anos de idade, se mudar para a cidade que passara a se chamar Colônia Caxias. Ali começa a trabalhar na empresa Bertoni & Cia, a qual fabricava balanças e alguns tipos de ferramentas. Ângelo Dalle Molle se tornou um autodidata, passando as noites, sob a luz de lampião, estudando sozinho, lendo livros de elementos de engenharia escritos em italiano que ele conseguia com amigos que viajavam pra outras cidades e à capital Porto Alegre. 

   No ano de 1914, existiam fábricas de balanças em Caxias do Sul comandadas por Guido Bertoni & Telo, outra por Ario Zanelato & Ferrando, que já produziam balanças de até 35.000 kg. Estas empresas tiveram problemas em seus negócios, culminando na falência decretada no ano de 1920. Vinculado a Bertoni & Cia Ltda, Ângelo Dalle Molle, então com 37 anos de idade e com vasta experiência na manufatura de balanças, optou por ser dono do próprio negócio de fabricação de balanças. Assim nasce no início do ano de 1921, em Caxias do Sul – RS, a empresa na época  denominada Ângelo Dalle Molle & Irmão e atuava na produção de balanças para pesagem de caminhões, gado, suínos, ferro, lã, uso em armazéns, frigoríficos, para peso hectolítrico de cereais, e aplicação industrial na conferência de embalagens.

   Inventivo e de mente inquieta, Ângelo sempre implementava novas formas de produção, com aperfeiçoamento constante, gerando qualidade e durabilidade que era reconhecida em seus produtos; como exemplo, a premiação com medalha de ouro nas feiras industriais e exposições, em Caxias do Sul nos anos de 1925 e 1954 e, em Porto Alegre, no centenário da revolução Farroupilha em 1935. Na área comercial, foi pioneiro na produção de catálogos detalhados, que demonstravam a variedade de balanças produzidas. Em pouco tempo, as balanças da Dalle Molle atravessaram  fronteiras e eram instaladas em outros estados do Brasil.

   Ângelo também participou da criação e integrou a primeira Diretoria, em 17 de julho de 1951, da Delegacia Regional do Centro da Indústria Fabril do Rio Grande do Sul, uma das primeiras etapas para posterior criação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul - SIMECS; 

   Em outubro de 1956, ano de falecimento de seu fundador Ângelo Dalle Molle, passou a se chamar Indústria de Balanças Dalle Molle Ltda, passando a ser comandada, com participação societária, por Paulo Guidalli (cunhado de Ângelo) e Antonio Casimiro Tonet (funcionário desde 1937), tendo agregado à produção determinadores de umidade e alguns modelos de ponte rolante. Nesse período, pela reconhecida qualidade, dominou o mercado de balanças para pesagem de uva, no setor de trigo para peso hectolítrico de cereais e, para pesagem de gado.

   Até o ano de 1977, Antonio Casimiro Tonet cuidou da produção das balanças e demais produtos, após sua saída ficou o sócio Paulo Guidalli comandando a empresa até o seu falecimento no ano de 1985. Em 1986 assume Ricardo Dal Pont com auxílio de Newton Prestes, ambos netos de Ângelo, que passam a melhorar alguns processos e tentam alguma renovação na linha de produtos, porque o mercado havia mudado com a concorrência e a Dalle Molle estava estagnada na estrutura fabril e, na atualização e modernização dos produtos após a morte do fundador Ângelo Dalle Molle. Este processo têm sequência com a contratação de Diovani Luiz Oldoni em março de 1991, que seria responsável pela administração total da empresa à partir daquele momento. As principais medidas foram a desativação da produção de balanças com ou sem rentabilidade, a entrada na área de manutenção de balanças de outras marcas, já que havia uma política de não dar assistência técnica em balanças que não fossem fabricadas pela Dalle Molle, concentração na rentabilização maior da balança de peso hectolítrico de cereais, locação da prensa hidráulica para serviços de terceiros, foco na área industrial de agrícola.

   Em abril de 2000, Diovani Luiz Oldoni comprou todas as cotas da sociedade que  passou para a denominação atual de Balanças Dalle Molle Ltda, sendo que em maio de 2002 mudou-se para uma nova planta industrial própria, à rua Sílvio Bivar Schmitt, nº 391 – bairro Centenário, na cidade de Caxias do Sul.
   Hoje, já com mais de 100 anos de história, a empresa além da produção de balanças eletrônicas, atua na prestação de serviços de calibração e manutenção de balanças, locação de balanças procurando atender as necessidades de medição de peso das mais variadas áreas industriais, comerciais, de laboratório, agrícola e pecuária.

Nossas certificações

Nossa cultura

Nossa Missão

   Fornecer produtos e serviços de qualidade para suprir as necessidades dos nossos clientes e, nos manter como instituição séria e confiável, sendo essa a base de manutenção e crescimento do negócio.

Nossa Visão

- Fortalecer cada vez mais a nossa posição de mercado nos diversos segmentos de balanças;
- Incentivar sempre o desenvolvimento individual e profissional de todos os colaboradores;
- Oferecer remuneração justa para os sócios e colaboradores.

Conheça nossa
Linha do tempo

1883

A familia Dalle Molle chega ao Brasil no ano de 1883. Se instala no interior de Caxias do Sul.  Na foto, Angelo Dalle Molle é o quarto em pé, da esquerda para a direita (foto tirada por volta  de 1902)

Fundação da empresa, com o nome  de Ângelo Dalle Molle & Irmão

1921

1923

Primeiro pavilhão da fábrica  na esquina das ruas Visconde de Pelotas  e Ernesto Alves

Oficialmente constituída em 1921, a Fábrica de Balanças Ângelo Dalle Molle&Irmão situava-se na Rua Visconde de Pelotas, esquina com a Rua Pinheiro Machado, ao lado da Intendência Municipal, onde atualmente está localizado o Museu Municipal. Foto da exposição de 1925, em comemoração ao cinquentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, realizada em Caxias do Sul.

1931

1956

Nova fábrica na rua Visconde de Pelotas, esquina com Ernesto Alves.

Prédio da nova fábrica, na rua Sílvio Bivar Schmitt nº391, em Caxias do Sul.

2002

2024

Como está hoje

Conheça nossos fornecedores

Entre em contato!